Lisboa: +351 214 267 290

info@tecnisis.pt


O Horrível Som Do Aquecimento

Quando o aquecimento é feito pela circulação de ar quente o simples passagem de ar pelas grelhas de ventilação pode ser perturbador

A simples passagem de ar pelos ventiladores ou próprio funcionamento da máquina de ar condicionado pode revelar-se ensurdecedor

Uma noite passada mesmo num bom hotel pode tornar-se uma noite extremamente desagradável.

Foi o que me aconteceu há dias num hotel recente do Porto numa noite particularmente fria quando fiz o check in e me atribuíram um quarto virado para a estrada. Pedi um quarto mais silencioso num piso mais alto e foi o que com muita simpatia me atribuíram.

Quando entrei no quarto que estava gelado, liguei o ar condicionado e embora o ruido do funcionamento fosse muito incomodativo deixei-o ligado algum tempo ate ter o ambiente quente. Nas realidades a variável mais importante que esta sempre presente a seguir a comida é a temperatura. Só depois se da atenção as outras.

Com o quarto quente desliguei o ar condicionado e o terrível ruido do ar condicionado (a simples passagem do ar quente pelas grelhas porque a maquina e exterior) desapareceu. A sensação de que tudo estaria bem impôs-se e adormeci.

Durante pouco tempo!

Acordei poucas horas depois com um ruido contínuo extremamente desagradável. Um ruido de algo sempre a funcionar de forma contínua sem paragens. Não demorou muito para confirmar que o ruido derivava do funcionamento da maquina de ar-condicionado que estava na zona superior perto das escadas do edificio . Tinham-me dado um quarto - silencioso mesmo ao lado da escada do edifício e ao lado da máquina de ar condicionado.

Foi uma noite horrível porque não dormi mais e claro um dia também cansativo , mas que deu para aprender 3 importantissimas lições:

  1. Quando dormir num hotel Pedir sempre um quarto afastado das máquinas do ar condicionado e ventilação
  2. A ideia de que atualmente as maquinas de ar condicionado são silenciosas é um mito, porque a simples circulação do ar quente nas grelha cria um ruido de fundo continuo muito desagradável que só e tolerável quando se tem frio - porque a temperatura e muito mais critica do que o barulho – emntro de determinados limites.
  3. A forma mais garantida de ter aquecimento sem ruido é através da transmissão de calor por radiação ou seja o calor que e obtido sem contato através das paredes ou do chão radiante que aquece através de ondas de calor de infravermelhos – como o sol e pela o aquecimento do ar que circula mas de forma impercetível.

Somos especialistas em sistemas de piso radiante elétrico ideal para novas construções ou para remodelações e também para aplicações sem cimento com laminados de madeira e parkets.


© Tecnisis info@tecnisis.pt | Lisboa: +351 214 267 290