Lisboa: +351 214 267 290

info@tecnisis.pt


Em Dias De Frio Extremo Como Poupar Energia

Como preparar a sua casa para dias de imenso frio como os que iremos ter em todo o Portugal nos próximos dias gastando o mínimo de energia?

O espaço da Tecnisis tem cerca de 400m2 e 8m de altura e é com relativa facilidade que mantemos uma temperatura agradável mesmo em dias muito frios como hoje.

E depois dos Estados Unidos o frio chegou em Força á Europa e em Portugal há que contar também com muito frio nos próximos dias.

Hoje as 7.00h a temperatura no exterior da Tecnisis era de 5 e no interior ainda se sentia o frio acumulado do fim de semana.

Trabalhar nestas condições seria muito desagradável e a primeira ação que tive foi ligar o aquecimento em determinadas zonas da empresa.

Em cerca de 10 minutos o ambiente tornou-se diferente sendo aquela sensação de frio imediatamente cortada.

Quando as pessoas chegaram o ambiente já estava agradável.

O que foi feito?

Liguei o piso radiante no piso zero da sala de receção e da sala de reuniões e liguei as paredes radiantes de zona do balcão de entrada.

E a verdade é que em poucos minutos deixou de haver sensação de frio.

A sala de reuniões com ligação aberta á sala de receção em que esta colocado há 7 anos o piso radiante com laminado de madeira “quikstep” com o termostato ajustado para 22ºC visível na parede

O que aconteceu foi que ao ligar o piso radiante nas 2 salas, uma área de 25 m2 foi aquecida em poucos minutos e ao ligar 2 paredes radiantes na zona do balcão de entrada, mais uma pequena zona ficou aquecida.

Como o ar frio é mais denso que o ar quente e como as massas de ar tende a circular das altas pressões para as baixas pressores ate se atingir a equalização de temperaturas, temos que o piso e as paredes aquecidas criam em poucos minutos um movimento de ar que embora impercetível uniformiza a temperatura ambiente neste enorme espaço em open - space.

O efeito é realmente incrível porque em minutos se passou de um ambiente frio e desagradável para um ambiente espetacular em que nem se sente a movimentação de ar .

Então e os consumos?

Neste caso a Tecnisis tem uma potência instalada nessas 2 salas de 1900 W enquanto nas paredes radiantes tem uma potência de 600 W ou seja no conjunto uma potência equivalente a de um pequeno radiador elétrico de 2500 W.

Mas a verdadeira maravilha é o tempo em que o sistema precisa de estar ligado o que torna este sistema imbatível. Bastam algumas horas para quebrar o frio e depois o sistema é desligado porque com a exposição solar temperatura aumenta ao longo do dia.

Num dia frio como o de hoje o custo associado a eletricidade gasta para tornar o ambiente da Tecnisis agradável e tendo em consideração que a potencia instalada no piso radiante e nas paredes é de 2500 W, o custo

= 1,9KW + 0,6KW) x 4 horas x 0,15 euros /KW hora = 1,5 euros

Ou seja a Tecnisis gasta hoje 1,5 euros num dia muito frio com para ter um ambiente agradável no seu espaço de cerca de 3200 m3.

É claro que nas zonas mais fechadas como a oficina ou no espaço junto a porta o efeito não é tão conseguido e também o facto de a Tecnisis ter exposição direta do sol nas primeiras horas ajuda neste processo.

O piso radiante permite que grandes superfícies radiem energia tornando o ambiente com uma temperatura homogénea e muito agradável com muito menos gastos de energia.

Em baixo a foto da nossa sala de exposição com os 3 principais tipos de piso radiante - Folha de alumínio para parquets e laminados de madeira, a Tela radiante para remodelações e o cabo radiante para novas construções.

No momento em que que apostar no aquecimento radiante resolve o problema do frio na sua casa com custos mínimos de energia desde que otimize o processo de controlo de tempo e temperatura dee funcionamento.


© Tecnisis info@tecnisis.pt | Lisboa: +351 214 267 290